Para iniciar, gostaria de mostrar esse vídeo, pedindo para que desconsiderem a introdução da religião nele:
Qualquer pessoa atenta ao que acontece no mundo pode perceber o grande aumento da violência nos últimos anos.
Um estudo feito pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) revela que houve um aumento em termos absolutos de 7,7 mortes por homicídio por 100 mil habitantes no país entre 1992 e 2004. (http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional/pesquisa-revela-crescimento-da-violencia-no-brasil/ )
Mas os números não trazem algo ainda pior. A crueldade aumentou e os motivos estão se tornando cada vez mais banais!
Dívidas irrisórias e ciúmes doentios estão entre os motivos mais comuns.
Algo que sempre martela na cabeça das pessoas é: De quem é a culpa?
Do governo? Já que a má distribuição de renda gera níveis de pobreza tão elevados que a única solução é o crime, que motiva a violência!?
Da educação? Já que a má orientação, em casa e nas escolas (o que já retorna ao governo ), gera cidadãos com pouca instrução que acabam sendo levados a atitudes banais de violência!?
Dos meios de comunicação? Já que estes expõem a violência, muitas vezes, como algo justificável!?
Ou seria a IRA uma doença? Um problema psicológico ou psiquiátrico?
Quase ia me esquecendo... Tem pessoas que culpam o diabo por seus momentos de raiva! Seria o capeta o motivo da ira nas pessoas?
Vamos analisar estes motivos.
Para o motivo governo, primeiro que rico também mata e as vezes por motivos ainda mais banais. E outra é que muitas pessoas pobres, que vivem em estados extremos de pobreza, conseguem ser mais humanas, caridosas e bondosas do que a maioria das pessoas.
Para o motivo educação, bom, falta de orientação boa e excesso de orientação ruim, realmente pode levar qualquer cidadão a ser uma má pessoa. Uma pessoa que só conhece o mal, não pode praticar o bem. E sim! Realmente existem pessoas que cresceram nessa situação. Mas é claro que não são só pessoas que cresceram nessa situação que praticam violência!
Dos meios de comunicação, eu assisto filme violento pra caramba e não sou violento!
Para o motivo doença,... a associação entre doença mental e violência, ao menos na intensidade em que tem sido noticiada, não tem base real. O indivíduo psicótico pode se tornar agressivo se estiver alcoolizado. Aliás, o não-psicótico também. (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000400005)
Do motivo Lúcifer, bom, isso é complicado. Do ponto de vista cientifico, o capeta é visto como uma doença mental, o que cai no motivo acima, já explicado. Do ponto de vista religioso, a bíblia diz que Lúcifer só faz conosco o que Deus permite, a escolha de se entregar aquela tentação é sua. Assim, em ambos os pontos de vista, o motivo capeta não é justificável.
Logo, percebemos que não existe motivo que justifique a ira das pessoas. O problema como sempre são as pessoas. As pessoas escolhem matar, roubar, agredir, em fim, serem violentas!
Devíamos colocar a mão em nossas consciências e ver o quão errado é agir com violência em relação a alguém. Tanto violência física quanto psicológica. Isso reprime as pessoas, as torna medrosas ou pior, tão violentas quanto seu agressor. É muito triste ver tanta maldade no coração das pessoas, é triste ver como as pessoas podem ser más.
O que fazer? Se tem o que fazer?
Deus se houver alguma solução, por favor, nos mostre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário