segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fé X Fanatismo

Quando sua fé deixa de ser benéfica e se torna fanatismo? Quando ela se torna algo ruim para você e para as pessoas ao seu redor?
Essa é uma pergunta difícil e que a maioria das pessoas acha que não cabe para si. Mas na verdade, essa pergunta cabe para todas as pessoas, pois fé não se resume apenas a fé religiosa. Ter fé é o mesmo que acreditar ou confiar, e nós acreditamos em muitas coisas.
Temos fé, por exemplo, em um tipo de remédio ou cura especifica. Essa fé se torna fanatismo quando deixamos de levar um ferido ou um doente ao hospital acreditando que uma erva ou qualquer coisa do tipo ira salva-lo.
Eu tenho fé na bondade das pessoas, essa fé se torna fanatismo quando entrego meu carro para alguém que não conheço acreditando que aquela pessoa ira me devolver pelo simples fato de ser uma pessoa boa.
Todos têm algum tipo de fanatismo, uma fé exagerada em algum tipo de coisa.
Crer que uma pílula pode evitar a gravidez é fé, depender só disso, é fanatismo. Crer que Deus está olhando por ti é fé, dormir todos os dias de porta aberta é fanatismo. Crer que é um bom motorista é fé, dirigir a 120 em uma pista de 40... Bom, ai já é loucura mesmo!
Alguns tipos de fanatismo não são tão nocivos, mas existem aqueles que rompem os limites da lei e se tornam crimes. Quanto a esses devemos ter cuidado.
Hitler era fanático pela hegemonia dos arianos... Todos sabem no que isso deu.
Todos os tipos de preconceito hoje em dia são baseados em fanatismos. O racismo, a homofobia, a discriminação social e até mesmo o bullying.
A maior dificuldade em se mudar esse comportamento é que as pessoas não vêem nada de errado no que fazem. A fé de que aquilo é certo as cegou por tanto tempo que não vêem outra forma de pensar.
Algumas pessoas têm dificuldade de ver quando sua fé se torna fanatismo. Mas isso é simples, quando sua fé deixar de respeitar as leis da sociedade, ela se torna fanatismo!
Vamos tentar ser menos fanáticos em nossa fé e mais tolerantes com as pessoas que não compartilham dela?

Um comentário:

  1. Realmente, concordo com vc. A Fé pode sim tornar-se um fanatismo que cega as pessoas. Parabéns pelo blog.

    Diogopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir