quinta-feira, 28 de novembro de 2013

QUEM TE GOVERNA?


Nós somos realmente pessoas livres? Realmente controlamos nossa vida e o mundo ao nosso redor? Quando a burguesia venceu o feudalismo, quando a princesa libertou os escravos, quando a ditadura se tornou democracia... Nós tornamos livres nesses momentos históricos?
Eu trabalho, pago pelo que quero, compro o que quero, sustento minha casa, expresso opinião política, exerço minha fé e posso escolher fazer ou não fazer. Isso me torna um homem livre?
Mas eu trabalho por que quero ou por que preciso? Eu compro o que preciso ou o que dizem que preciso? Eu sustento minha casa ou ornamento ela? Expresso minha opinião ou a que colocaram na minha cabeça? Exerço a minha fé ou a dos meus pais? Realmente sou livre para escolher o que quero ou não fazer?
A sociedade impõe regras implícitas que nós levam a seguir um padrão de vida, um plano de ação quase que idêntico para todos os cidadãos: CONSUMIR. Ter mais e mais e cada vez querer mais. STATUS acima das necessidades básicas. A pirâmide das necessidades de Maslow é inocente ou no mínimo flexível, e se flexiona de acordo com a vontade de quem controla a sociedade, A CLASSE DOMINANTE.
Observei, por mais de uma vez, pessoas que deixam de lado suas necessidades mais básicas apenas para terem uma boa vitrine. Casas sem condições mínimas de moradia com carros do ano na garagem. Alunos sem dinheiro para a merenda com celulares de última geração na mochila. Onde ficam as necessidades básicas ai?
Alguém que trabalha horas, muitas vezes até a exaustão, para comprar coisas de que não precisa para agradar pessoas que não conhece apenas para se sentir parte da sociedade, não pode ser chamado de LIVRE! Somos escravos do CONSUMISMO, escravos do STATUS.
Você já parou para perguntar se é você que tem o carro ou é o carro que tem você? Se você é quem você é ou o que você tem?
NO MUNDO DE HOJE AMAMOS COISAS E USAMOS PESSOAS!
Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário