segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COMODISMO




É incrível observar o dia a dia da sociedade de fora. Pessoas indo e vindo, comprando, comendo, seguindo sua rotina sem perceber muito bem o que acontece ao redor.
Muitas pessoas desviam o caminho que tomariam para chegar até algum lugar para evitar uma rua perigosa, e fazem isso tão automaticamente que nem percebem o motivo. Muitas pessoas pagam muito por produtos de má qualidade simplesmente pelo fato das coisas serem assim, e não existir nada que elas possam fazer.
No bairro onde morei assim que cheguei em minha atual cidade, existe uma feira na qual caminhar por ela é, no pior sentido da palavra nojento! Para sitar apenas um fato, carnes vendidas sem nenhuma refrigeração, expostas ao sol e as moscas exalando um mau cheiro horrível. Mas o problema não é esse, o problema é que algumas pessoas passam por ali e não fazem nada, ou até mesmo compram o fedido produto. Afinal, é assim mesmo, não podemos fazer nada.
Existem ainda aqueles protegidos em suas bolhas de ilusão. Em que tudo é perfeito ou muito bem como está. Não se movem para nada, o mundo pode explodir do lado de fora que eles nem piscam.
O comodismo, o “não existe nada que eu possa fazer”, é o maior mal da humanidade, sem dúvidas!
“Não é minha responsabilidade” é a maior desculpa que escutamos o tempo todo. Não fazer pois alguém pode fazer no seu lugar. Eu não vou limpar, tem o gari para isso. Eu não vou consertar, tem o governo para isso. Eu não vou, eu não quero, eu não posso... EU NÃO ME IMPORTO! É por atitudes como estas que o mundo está do jeito que está.
Nós temos que ser o espelho de nossas próprias cobranças. A mudança que queremos no mundo. È muito fácil reclamar e não fazer nada. É mais fácil ainda dizer que outra pessoa é responsável. Tome atitudes, faça por onde. Corra, grite, mude. Mas lembre-se sempre de que sua liberdade acaba quando ela atrapalha a liberdade do outro. E que justiça não é tratar todos de maneira igual. 
Não é possível mudar o mundo para nós, mas quem sabe ele não se torne um lugar melhor para os netos de nossos netos? Imagine se todo mundo cuidasse do seu lixo, limpasse a sua calçada... coisas simples assim. Imagina se cada pai realmente ensinasse seus filhos que o mundo é nossa casa e que devemos lutar por ela? Mas para isso, não basta simplesmente querer, tem que ser exemplo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário